De onde vem a inteligência da IA?
Machine Learning (Aprendizado de Máquina) é o nome dado ao conjunto de métodos para que um computador possa aprender ‘sozinho’ (sem que seja dito a ele diretamente o que fazer). Esses métodos são inspirados no cérebro humano, então a máquina aprende diversas opções de resposta e tem as respostas certas reforçadas, até que ela ‘entenda’ o que é ou não correto.
Neste projeto, o método de aprendizado usado é o supervisionado, onde a máquina recebe tanto as perguntas quanto as respostas, e aprende a associar as duas. Com isso, diferente de uma máquina sem Inteligência Artificial, ela também aprende como responder perguntas que nunca aprendeu, desde que sejam parecidas com as que aprendeu.
O processo é similar ao aprendizado de uma criança na escola. O juiz, criador da ‘resposta certa’ seria o cientista que descobriu a informação; os especialistas, que organizam esse conhecimento em perguntas e respostas, seriam os criadores das apostilas de estudo; o programador, desenvolvedor da IA, é o professor, que decide como ensinar os alunos; e a máquina é o aluno, qu receberá vários exemplos de perguntas e respostas até entender o conteúdo. Após aprender, o aluno pode aplicar o conhecimento em várias circunstâncias, mesmo as que não estavam entre os exemplos.
Referência (para mais informações): “Inteligência Artificial”, Stuart Russel e Peter Norvig.


